Por Otavio Brissant
As vozes clonadas estão ganhando destaque em produções de criadores iniciantes e grandes corporações. Empresas, como, por exemplo, a ElevenLabs, lançaram recentemente serviços gratuitos que clonam a voz de uma pessoa a partir de amostras curtas. Essa possibilidade gerou uma massa gigantesca de vozes geradas.
Os criadores do YouTube utilizaram desse tipo de inteligência artificial e atraíram centenas de milhares de espectadores para assistirem a vídeos, onde, a voz gerada do presidente dos EUA discutia em (i) um jogo de cartas, (ii) jogando Minecraft e (iii) debatendo Pokemon.
O Athene AI Show, um talk show fictício que transmitido sem parar no Twitch, aceita perguntas de entrevista feitas pelos espectadores do canal de bate-papo. Ai vem o detalhe, vozes geradas de celebridades ou personagens fictícios respondem a conversa criada com o apresentador – uma personalidade da internet chamada Athene. O canal tem mais de 16.000 mil seguidores.
Por sua vez, o músico David Guetta, usando modelos de geração de texto e voz disponíveis na web, sintetizou linhas no estilo do Eminem “como uma piada”. Ele tocou durante uma apresentação ao vivo e “as pessoas ficaram loucas!”
Um outro exemplo da utilização da inteligência artificial de gerador de vozes está no serviço de streaming de música Spotify. A empresa lançou um “DJ AI” que gera playlists personalizadas para usuários pontuadas por comentários na voz clonada de Xavier Jernigan, chefe de parcerias culturais da empresa.
Percebe-se, desta forma, que a clonagem de voz abre portas para inúmeras situações, dentre elas, para criminosos.
Usando um gerador de voz, ladrões enganaram suas vítimas simulando vozes de seus parentes pedindo dinheiro.
A fim de testar a segurança do seu banco, um repórter usou a ElevenLabs para clonar sua própria voz. O resultado foi tão convincente que permitiu o seu acesso a sua conta bancária.
Essas são apenas algumas das novas situações que a utilização desse tipo de inteligência artificial abriu portas. Muita discussão sobre o tema ainda está por vir.