Por Otavio Brissant
A Snap anunciou que está disponibilizando seu chatbot “My AI” gratuitamente para todos os 750 milhões de usuários mensais do Snapchat. Esta decisão ocorre menos de dois meses após o robô da OpenAI ser disponibilizado aos mais de 3 milhões de assinantes pagos do aplicativo.
O “My AI” também está se integrando mais ao Snapchat, podendo ser adicionado aos grupos de bate-papo com um simples símbolo “@”. A Snap permitirá aos usuários personalizar a aparência e o nome de seus bots com avatares Bitmoji. Além disso, o “My AI” poderá recomendar filtros de realidade aumentada (AR) para uso na câmera do Snapchat ou sugerir locais para visitar na guia de mapas do aplicativo. A Snap também planeja, em breve, possibilitar o envio de mensagens visuais ao “My AI” e receber respostas geradas por ele.
Enquanto Microsoft e Google buscam integrar a inteligência artificial generativa em seus mecanismos de busca, o CEO da Snap, Evan Spiegel, enxerga a tecnologia como uma poderosa ferramenta criativa. Ele compartilhou experiências pessoais utilizando o “My AI” para criar histórias para seus filhos e planejar uma festa de aniversário surpresa para sua esposa, Miranda Kerr. Mais de 2 milhões de conversas por dia já ocorrem com o “My AI”, afirma o CEO.
Spiegel descreve a relação entre Snap e OpenAI como uma parceria próxima e se mostra pessoalmente apaixonado pelo projeto, considerando o “My AI” uma parte fundamental do futuro da empresa. Embora não tenha revelado o custo de operar o chatbot, fontes indicam que a Snap ficou surpresa com a viabilidade econômica da operação em larga escala.
O CEO da Snap também enfrenta críticas quanto ao possível impacto do “My AI” no negócio de publicidade da empresa, que enfrenta desafios de crescimento. Ele reconhece que utilizar as interações do “My AI” para direcionar anúncios pode ser uma oportunidade, mas opta por não se aprofundar no assunto, sugerindo possíveis desenvolvimentos futuros.