Por Otavio Brissant
A imagem médica finlandesa e a entrada em operação da MVision AI tem com a missão de acelerar o processo de planejamento do tratamento do câncer enquanto ainda oferece cuidados de alta qualidade. Sua abordagem exige uma ferramenta de segmentação automática alimentada pela IA, que permite agilizar o fluxo de trabalho de planejamento do tratamento radioterápico de grande importância. Hoje, a empresa anunciou que obteve US$ 5,85 milhões – 5,4 milhões de euros – em financiamento pós-lançamento.
Em comparação com o planejamento manual do tratamento, que frequentemente requer duas a três semanas de espera ansiosa antes do início do planejamento do tratamento radioterápico, a automação da MVision permite o tratamento no mesmo dia, disse o fundador e CEO da MVision, Mahmudul Hasan, ao VentureBeat.
Poupar tempo aqui é crucial. A Agência Internacional de Pesquisa do Câncer estima que o número de pacientes tratados com radioterapia chegará a mais de 29 milhões de pessoas até 2040.
“Nosso modelo de segmentação da IA pega tomografias e ressonâncias magnéticas como entrada e produz volumes em 3D de órgãos e tumores. Assim, ele automatiza as tarefas manuais dos radiologistas. Normalmente, estas tarefas manuais levariam de 30 a 90 minutos por paciente. A MVision automatiza isto em minutos”, disse Hasan.
A ferramenta de auto segmentação da empresa permite um plano de tratamento mais personalizado e reforça as melhores práticas para minimizar a dose de radiação à qual órgãos saudáveis são expostos. De modo amplo, ela visa padronizar a qualidade do tratamento global do câncer e melhorar a tomada de decisões clínicas através de suas ferramentas de apoio à decisão baseadas em nuvem.
Os modelos de segmentação AI da MVision foram desenvolvidos através da coleta de dados de imagem de parceiros clínicos. A plataforma tem uma característica de auto segmentação com a marca CE e aprovada pela FDA para planejamento radioterápico.
A empresa planeja liberar mais recursos para um serviço completo de planejamento e segmentação de imagens de MR.
De acordo com uma avaliação da Sociedad Española de Oncologia Radioterapica em Madri, Espanha, a tecnologia da MVision AI contribuiu significativamente para reduzir o tempo de espera e melhorar a delimitação de contornos. A delimitação de contorno refere-se à parte do planejamento do tratamento na qual os tumores são delineados juntamente com órgãos próximos em risco de toxicidade potencial por radiação.
Após a implementação da MVision AI, foi relatado que 44% dos exames de câncer de mama estavam prontos para terem os seus tratamentos planejados no mesmo dia. Sem a MVision AI, apenas 10% das varreduras estariam prontas para serem analisadas no mesmo dia.
A MVision foi criada em 2017 por Hasan, Saad Ullah Akrram e Jarkko Niemelä com o objetivo de transformar a radioterapia usando tecnologia inovadora de IA. A ideia veio para Hasan enquanto assistia a uma sessão de treinamento clínico durante seu tempo trabalhando para um grande fornecedor de sistemas de radioterapia. Durante a sessão, ele enfrentou o desafio de contornar manualmente os órgãos a partir de tomografias computadorizadas, e percebeu o potencial da IA para simplificar o processo.
Juntamente com Akrram e Niemelä, que são engenheiros de software experientes, além de físicos médicos e cientistas de pesquisa de IA, Hasan se propôs a melhorar o tratamento radiológico usando a IA.
Desde então, a MVision cresceu e se tornou uma equipe de mais de 30 profissionais com ampla experiência na indústria médica e na pesquisa de IA. A empresa disse que sua tecnologia tem sido usada para tratar mais de 100.000 pacientes com câncer em 14 países, com reduções significativas no tempo de espera obtidas em muitas instalações, incluindo o Departamento de Oncologia de Radiação de Gainesville, Universidade da Flórida.
Hasan disse que o novo investimento será usado para pesquisar e desenvolver novas soluções para acelerar o planejamento do tratamento de radioterapia e construir uma plataforma globalmente escalável baseada em nuvens para o tratamento do câncer.
“Estamos também procurando expandir ainda mais e levar a solução para mais pacientes por todo o globo”, disse ele. “Nossa missão é construir uma plataforma de nuvem escalável globalmente para um sistema de apoio à decisão clínica para o tratamento do câncer”.