Por Otavio Brissant 

Se você já tentou perguntar ao ChatGPT sobre eventos atuais, você sabe que o chatbot iria te responder de forma limitada, caso conseguisse responder. Entretanto, isso está mudando.

A empresa de inteligência artificial OpenAI anunciou, recentemente, que está gradualmente implementando plugins para o ChatGPT, em um movimento que expande significativamente a funcionalidade do chatbot.

A primeira onda de plugins, que agora estão disponíveis em alfa para selecionar usuários e desenvolvedores do ChatGPT, permite que ele utilize novas fontes de dados ao vivo da web, incluindo fontes de terceiros como Expedia, Kayak e Instacart. Isto permite ao ChatGPT navegar pela web e executar tarefas como reservar voos e até mesmo comprar mercadorias, entre muitas outras tarefas. Antes desta atualização, o ChatGPT estava restrito a extrair informações de seus dados de treinamento, que se limitavam até 2021.

Um bom exemplo da sua atualização é que, agora, o ChatGPT pode obter respostas a perguntas sobre como as vendas de bilheteria dos vencedores do Oscar se comparam com as de outros filmes lançados recentemente. Esta nova funcionalidade é possível graças ao plugin do navegador, que mostra as fontes das quais o serviço generativo de IA está extraindo informações antes de apresentar uma resposta.

ChatGPT, que coloca uma interface no estilo de conversa em cima de uma construção de inteligência artificial conhecida como um modelo de linguagem grande, tem sido o centro do mundo da tecnologia desde sua estreia em novembro de 2022. Nos últimos meses, empresas do Google e Microsoft para Adobe, Snapchat e Grammarly se apressaram em exibir e liberar capacidades de IA generativas similares em seus próprios produtos.

Apesar dos avanços acima citados, ainda existem acentuadas imperfeições nos resultados apresentados pelo ChatGPT. A própria pesquisa da OpenAI mostrou que um chatbot com acesso à internet tem uma perspectiva arriscada. Por exemplo, ele pode ter a tendência de citar fontes não confiáveis.

Um vídeo postado no Twitter pelo co-fundador do OpenAI, Greg Brockman, demonstra como usar o plugin Instacart do ChatGPT para auxiliar no planejamento de refeições. O vídeo mostra o ChatGPT recomendando uma receita de salada de grão de bico e, por fim, adiciona os ingredientes necessários ao Instacart para compra com apenas alguns prompts.

Impressionante. Será que há limites para essa nova era dominada pelas AIs?