Por Otavio Brissant
Anthropic – um dos principais rivais do OpenAI – expandiu silenciosamente o seu acesso à versão “Private Alpha” do serviço de chatbot altamente esperado, Claude, em uma agitada reunião de inteligência artificial Open Source, que contou com a presença de mais de 5.000 pessoas no Exploratorium, localizado em São Francisco, Estados Unidos.
Este lançamento exclusivo ofereceu a um seleto grupo de participantes a oportunidade de estar entre os primeiros a acessar a interface inovadora de chatbot – Claude – que veio realmente para rivalizar com o ChatGPT. O lançamento público do Claude foi, até agora, silencioso. O Anthropic anunciou que Claude começaria a ser lançado ao público em 14 de março – mas não está claro exatamente quantas pessoas atualmente têm acesso a essa ferramenta.
É por isso que participar da reunião de IA de código aberto pode ter sido extremamente benéfico para uma grande faixa de usuários dedicados e ansiosos para colocar as mãos no novo serviço de chatbot.
É uma tática inteligente empregada pela Anthropic. Implementar um software para um grupo de entusiastas dedicados da IA constrói primeiro o hype sem assustar os principais usuários. Dessa forma, quem participou do evento em São Francisco está, agora, entre os primeiros a receberem o crédito neste chatbot de que todos têm falado.
A Anthropic, que é apoiada pela empresa-mãe do Google Alphabet e fundada por ex-pesquisadores da OpenAI, tem como objetivo desenvolver uma técnica inovadora em inteligência artificial conhecida como IA Constitucional, ou um método para alinhar os sistemas de IA com as intenções humanas através de uma abordagem baseada em princípios. Envolve fornecer uma lista de regras ou princípios que servem como uma espécie de Constituição para o sistema de IA, e depois treinar o sistema para segui-los usando técnicas de aprendizagem supervisionada e de reforço do aprendizado.
Anthropic aplica a IA constitucional a vários domínios, tais como processamento de linguagem natural e visão computadorizada. Um de seus principais projetos é Claude, o chatbot da IA que usa a IA constitucional para melhorar o modelo ChatGPT do OpenAI. Claude pode responder a perguntas e participar de conversas enquanto adere a seus princípios, tais como ser verdadeiro, respeitoso, útil e inofensivo.
Se finalmente bem-sucedida, a IA constitucional pode ajudar a perceber os benefícios da inteligência artificial e ao mesmo tempo evitar potenciais perigos, inaugurando uma nova era de IA para o bem comum. Com o financiamento de Dustin Moskovitz e outros investidores, a Anthropic está se propondo a ser pioneira nesta nova abordagem da segurança da IA.