Por Otavio Brissant
A Anthropic, uma start-up financiada pelo Google e fundada por ex-funcionários da OpenAI, lançou hoje, 14/03/2023, o seu muito esperado assistente de chat AI, Claude, que muitos especialistas veem como sendo o rival principal do ChatGPT da OpenAI.
Semelhante ao ChatGPT, Claude pode ser utilizado através de uma interface de chat e é capaz de uma grande variedade de tarefas de conversação e processamento de texto. O software de conversação é construído para ajudar os utilizadores com resumos, pesquisa, escrita colaborativa, perguntas e respostas, codificação entre outras funções.
Um dos principais pontos que fazem destacar o Claude é que ele foi construído para produzir resultados menos nocivos quando comparados a outros chatbots de Inteligência Artificial. A empresa descreve Claude sendo um sistema de Inteligência Artificial útil, honesto e inofensivo.
A Anthropic diz que trabalhou durante os últimos meses com parceiros como Notion, Quora, e DuckDuckGo em um alfa fechado a fim de aumentar as suas capacidades. Os usuários da ferramenta descrevem as respostas de Claude como sendo detalhadas e facilmente compreensíveis e gostam que as trocas de impressões pareçam conversas naturais.
Um dos elementos chave do anúncio de hoje é que a Anthropic está oferecendo o Claude através de uma API para apoiar as empresas e organizações sem fins lucrativos. Entretanto, os preços ainda não foram revelados para acessar a API.
A Anthropic declarou que o Claude tem muito menos probabilidades de produzir resultados nocivos, sendo mais fácil de conversar e mais orientado – para que o usuário possa obter os resultados desejados com menos esforço. A empresa disse que além de resumir, pesquisar, escrever e codificar de forma criativa, também pode tomar direção de personalidade, tom e comportamento, se tornando um candidato privilegiado para o serviço ao cliente e outras soluções empresariais que se relacionem com os clientes.
A empresa oferece atualmente duas versões de Claude: Claude e Claude Instant. Claude é um modelo de alto desempenho, enquanto Claude Instant é mais leve, menos caro e muito mais rápido.
A Anthropic foi fundada em 2021. Ganhou atenção em abril de 2022 quando, após menos de um ano de existência, anunciou um financiamento de 580 milhões de dólares – que, ao que parece, provinha, na sua maioria, de Sam Bankman-Fried e da FTX, a agora falida plataforma de moeda criptográfica acusada de fraude.
A Anthropic, que diz estar trabalhando para construir sistemas de Inteligências Artificiais confiáveis e interpretáveis, criou o Claude utilizando um processo chamado “Inteligência Artificial Constitucional”, que diz basear-se em conceitos como beneficência, não maleficência e autonomia.
De acordo com um documento da empresa que detalha a Inteligência Artificial Constitucional, o processo envolve uma aprendizagem supervisionada e uma fase de aprendizagem de reforço.